quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Teoria - Arrumando o Chão de Fábrica com TAYLOR

1° TEORIA
Administração Científica
                                                         ⃝Tarefas



A melhor Frase que define o período de Taylor é de Henry Ford :  Não encontro defeitos. Encontro soluções. Qualquer um sabe queixar-se.





                                                   Tempos Modernos de Charlie Chaplin

A melhor imagem que define o período de Taylor é do filme Tempos Modernos de Charlie Chaplin.



Sinopse do Filme

Um trabalhador de uma fábrica, tem um colapso nervoso por trabalhar de forma quase escrava. É levado para um hospício, e quando retorna para a “vida normal”, para o barulho da cidade, encontra a fábrica já fechada.
Enquanto isso, uma jovem, órfã de mãe, com duas irmãs pequenas e o pai desempregado, tem que realizar pequenos furtos para sobreviver(roubar um pão para comer) . Após a morte do pai em uma manifestação, dois agentes do governo vão buscá-las para a adoção, mas a jovem foge.

Carlitos vai em busca de outro destino, mas acaba se envolvendo numa confusão: pois é tomado como o líder comunista por trás da greve que esta a acontecer e acaba por ser preso. Quando é libertado e depois de uma agradável estadia na prisão, decide fazer de tudo para voltar para lá e ao ver a jovem que fugiu da adoção, decide se entregar em seu lugar. Não dá certo, pois uma grã-fina tinha visto o que houve e estraga tudo. Mesmo assim, ele faz de tudo para ir preso, no entanto os dois acabam escapando e vão tentar a vida de outra maneira. A amizade que surge entre os dois é bela, porém não os alimenta. Ele tem que arrumar um emprego rapidamente.


Consegue um emprego numa outra fábrica, mas logo os operários entram em greve e ele mete-se novamente em perigo. No meio da confusão, vai preso ao jogar sem querer uma pedra na cabeça de um policial.

A jovem consegue trabalho como dançarina num salão de música e emprega seu amigo como garçom. Também não dá certo, e os dois seguem, numa estrada, rumo a mais aventuras.




Segue abaixo um vídeo excelente para se entender melhor a Administração Científica de Taylor.

Introdução



 Frederick Winslow Taylor Pai da Administração Científica

Nascido nos Estados Unidos, formado em engenharia mecânica, foi primeiro a propor mudanças na linha de produção, começando no chão de fábrica, focando as tarefas a serem executadas.

Com a publicação do seu primeiro livro Shop Mangement , que falava sobre ORT (Organização Racional do Trabalho), além  do estudo do Tempo e Movimento.

Taylor através de métodos Científicos observou o trabalho dos operários, decompondo seu movimento e os seus processos, a fim de racionalizá-los.
                
Com sua Análise ele concluiu que os operários não atingiam a capacidade máxima na produção. O motivo era que os operários mais produtivos recebiam o mesmo salário dos colegas que produziam menos, por isso perdia o interesse em atingir a capacidade máxima de sua produção.  

  A ideia era pagar mais , a quem produzia mais. 



⃝⃝  curiosidade  ⃝⃝

Quando você entra em uma empresa , você precisa trabalhar primeiro para depois receber o salário. Por que os colaboradores recebem o salário no fim do mês e não no início?   

→ com o intuito de Motivação, o operário se sente motivado em produzir mais por ter a visão de que receberá em troca de seu trabalho, agora se recebesse no início com certeza os índices de absenteísmo(que é usado para designar as ausências dos trabalhadores no processo de trabalho, seja por falta ou atraso, devido a algum motivo interveniente) e baixa produtividade seriam alarmantes.
Exemplo: Você contrata um pedreiro para construir sua casa e paga tudo adiantado. O que acontece?
E se você agora dividir em partes o dinheiro, dará metade quando a casa estiver na metade e o restante quando a casa estiver concluída. O que acontece? 

O Homem é um bicho estranho e complicado. 



     
 Utilizar métodos científicos , para estabelecer processos de padronização

Com ferramentas certas, trabalhando em um ambiente adequado além de criar um desenvolvimento de aperfeiçoamento dos operários através de ferramentas.




Com a publicação de seu segundo livro o The principles Of Scientific Mangement , Taylor concluiu a ORT para sua aplicação na empresas. A partir daí ,desenvolveu seus estudos sobre a Administração Geral a qual denominou Administração Científica. 
Para Taylor, as indústrias de sua época apresentavam 3 males:
  • "Vadiagem" dos operários.
  • Desconhecimento , da gerência, das rotinas de trabalho.
  • Falta de uniformidade dos métodos de trabalho.
Então para sanar esses males deveria-se aplicar a Administração Cientifica na empresas, porém necessitaria de 75% Análise e 25% Bom-Senso.

⃝⃝   curiosidade  ⃝⃝

É correto um patrão desconfiado de seus empregados percorrer as instalações para se certificar de que todos estejam trabalhando ? Então como deveria proceder?

→ De certo ponto é aceitável, mas se for frequente pode provocar uma antipatia que transparece uma falta de respeito e de confiança. 
Hoje em dia existe um método muito usado nas grandes empresas que é a AUDITÓRIA INTERNA (objetivo é averiguar se elas estão de acordo com as disposições planejadas e/ou estabelecidas previamente, se foram implementadas com eficácia e se estão adequadas (em conformidade) à consecução dos objetivos).
Não é tanto um ato de desconfiança, uma vez que , essa fiscalização é um tipo de garantir a qualidade do serviço e do produto final.
Por isso até os fornecedores passam por AUDITÓRIA.


                                            ORGANIZAÇÃO RACIONAL DO TRABALHO   

Taylor observou que os operários utilizavam diferentes métodos para a execução das tarefas e usavam ferramentas que não eram adequadas. Para solucionar isso ele desenvolveu  análises  científicas que teriam o objetivo de tornar o método mais eficiente e rápido aumentando assim a produtividade.
  •    Análise do tempo e movimento
O objetivo era cronometrar as atividades que foram divididas e achar o tempo médio eliminando desperdício de esforço humano.
  • Estudo da fadiga humana
relacionando a ergonomia do operário e adequação das ferramentas
  • Divisão do trabalho
a super especialização, ou seja cada operário é responsável por apenas uma tarefa.
Taylor dividiu em :
Gerencial
Supervisão
Operacional
  • Desenho de cargo e tarefas
O primeiro a desenvolver normas para os cargos juntamente com a descrição das atividades e tipo de execução.
  • Incentivos salariais
O salário seria pago de acordo com o número de peças produzidas, quanto mais produzir mais ganhará
  • Conceito de Homos economicus  
Nessa teoria a motivação do homem era o incentivo salarial, prêmios e bens materiais
  • condições de trabalho adequadas
Preocupação com o conforto, pois se acreditava que eficiência e o conforto andavam de mãos dadas
  • Padronização de métodos e máquinas
padronização métodos, máquinas, equipamentos com o intuito de diminuir a variabilidade diminuindo o desperdício e aumentando a eficiência.
  • Supervisão funcional
todo operário precisaria de assessoria constante para execução de suas tarefas , conceito de supervisão

O filme Tempos Modernos nos ajuda a entender melhor essas características da ORT




PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA SEGUNDO TAYLOR

  1. Princípio do Planejamento:  Substituir as atividades empírica-prática por métodos científicos.
  2. Princípio do Preparo: Selecionar os trabalhadores de acordo com a aptidão, e sempre treiná-los para produzirem sempre com eficiência.
  3. Princípio do Controle: certificar de que o trabalho esta sendo executado, se está seguindo o planejado.
  4. Princípio da Execução: distribuir responsabilidades para execução do trabalho.









Comente com o Facebook:

Um comentário: