O que ler na graduação
Todo curso superior tem livros de leitura obrigatória antes de se formar. O curso de Direito tem uma infinidade, não seria diferente no curso de Engenharia de Produção.
A proposta é que o estudante desenvolva uma visão da realidade, tanto dos problemas, quanto das soluções que deram certo e errado no mundo das empresas.
Pesquisei e achei uma lista:
1°
Freakonomics - O lado oculto e inesperado de tudo que nos afeta.
Steven LevittÁrea: Economia
Esse livro deveria ser leitura obrigatória nos anos iniciais de qualquer graduação, explora relações de causa-efeito e correlação surpreendentes do ponto de vista lógico.
2°
A Meta - Um Processo de Melhoria Contínua.
Eliyahu M. Goldratt
Área: PCP - Planejamento e Controle da Produção.
Um clássico que explora as idéias da Teoria das Restrições aplicado ao ambiente de manufatura.
3°
Paixão por Vencer (Winning)
Jack Welch
Área: Administração de Empresas
A opinião de um dos mais importantes executivos do mundo sobre diversos assuntos e tendências de mercado. Nem sempre certo, as vezes polêmico o livro não é uma bíblia a ser seguida, mas vale a pena saber um pouco mais sobre como pensa o executivo americano frente aos modismos da administração.
4°
A Mentalidade Enxuta nas Empresas
James P. Womack e Daniel T. Jones
Área: PCP - Planejamento e Controle da Produção.
Uma visão geral do pensamento enxuto que revolucionou a indústria automobilística mundial, entretanto um pouco mais técnico que "A máquina que mudou o mundo", explorando casos práticos e definindo com precisão os conceitos do Sistema Toyota de Produção.
5°
Aprendendo a Enxergar - Mapeando o fluxo de valor para agregar valor e eliminar desperdícios.
Mike Rother - John Shook
Área: PCP - Planejamento e Controle da Produção.
Um manual de aplicação dos conceitos básicos da Produção Enxuta, vale a pena para aprender a desenhar Mapas de Fluxo de Valor e por realmente cumprir o que promete, aprender a enxergar.
6°
Corrente Crítica
Eliyahu M. Goldratt
Área: Gestão de Projetos.
Idéias da Teoria das Restrições aplicada a Gestão de Projetos, já valeria a pena ler pela forma como o Goldratt conduz o raciocínio no sentido de chegar nos conceitos da Corrente Crítica, simplesmente brilhante.
Contrapoe-se e muito aos conceitos tradicionais da Gestão de Projeto do PMBOK.
7°
Virando a própria mesa
Ricardo Semler
Área: Administração de Empresas
Um livro antigo, porem com idéias revolucionárias sobre administração e estratégia, algumas bem polêmicas, mas nos trazem reflexões importantes.
8°
O segredo de Luísa
Fernando Dolabela
Área: Empreendedorismo
Um livro pra despertar o empreendedorismo e nos fazer refletir sobre o que realmente define um empreendedor de sucesso.
9°
Possuir habilidades interpessoais é fundamental para qualquer profissional que deseje ser bem sucedido, e isto é cada vez mais exigido no mundo empresarial.
Mais que Etiqueta, uma Questão de Atitude não tem a pretensão de ser uma bula com regras rígidas sobre o assunto, mas um guia para ajudar o leitor a se sair bem em situações complicadas.
gostei da lista, porem como tbm estudante de engenharia de produção da UNIVASF acho que faltou uns livros mais ténicos como "Administração da Produção" de Slack e "Administração científica" de Taylor. mas vlw o post, tá em meus favoritos.
ResponderExcluirEmanoel,
ResponderExcluirAcho que o que o blog quis mostrar são os livros literários que todo engenheiro deve ler.
Concordo com sua opinião em relação aos livros citados, mas eles são livros para estudar e aprender.
acho falto livros mais complexo da engenharias uns livros mais ténicos como "Administração da Produção" de Slack e "Administração científica" de Taylor. entre outro porem os citados são bom.
ResponderExcluir