quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

TEORIA - Organizando a Empresa

TEORIA CLÁSSICA
Segundo  Fayol
enfâse na estrutura

FRASE: Tudo em administração é questão de MEDIDA, PONDERAÇÃO e BOM SENSO. (Fayol)

IMAGEM:


Por que uma receita de bolo de limão ?
A teoria clássica de fayol apresentou princípios que deveriam ser seguidos para se alcançar a eficiência, ou seja, deveria seguir uma receita de bolo para qualquer tipo de empresa, em qualquer situação e para qualquer tipo de problema. Uma abordagem normativa e prescritiva.





HENRY FAYOL


Vale lembrar que a existência das Teorias Administrativas era uma forma de buscar a EFICIÊNCIA.
A ênfase dessa teoria envolve toda a Organização e sua Estrutura. E também é caracterizada por definir receitas para serem seguidas, ditando princípios e normas generalizadas.
A OBRA DE HENRY FAYOL

Formado em engenharia de minas, ele expôs a sua teoria no seu livro administration industrielle et générale.
Ele escreveu e dividiu as 5 funções da empresa:
  • Função Técnica : Relacionada a bens e serviço da empresa
  • Função Comercial : Relacionada a compras e vendas
  • Função de Segurança : Relacionada a preservação dos bens
  • Função financeira : Relacionada a gerência de capitais
  • Função Contábeis : Relacionadas a custos, balanços e registros
  • Funções Administrativas : Relacionada a interação das 5 funções

curiosidade


As funções hoje em dia ?


Recebem o nome de áreas administrativas, onde a Função técnica é chamada de área de produção, a de Comercial chama-se área de marketing, a contábeis está dentro da financeira, a de segurança passa para um nível mais baixo, surgindo uma nova área, a de Recursos  Humanos.


As Funções do Administrador segundo Fayol



Prever
Avaliar o futuro, e o aprovisionamento de recursos em função dele.


Organizar

Proporcionar tudo que é útil ao funcionamento da empresa, organização material e organização social.


Comandar

Dirigir e orientar o pessoal, afim de obter o máximo retorno de todos.




Coordenar
Harmonizar todas as operações e atividades do negócio.


Controlar

É a verificação se tudo ocorre em conformidade com o plano adotado.
PRINCÍPIOS GERAIS DA ADMINISTRAÇÃO SEGUNDO FAYOL


A teoria clássica tem um enfoque normativo e prescritivo, pois prescreve os elementos da administração (funções do administrador) e os princípios gerais que o administrador deve adotar em sua atividade. A velha RECEITA DE BOLO.
  1. Divisão do Trabalho :  Especialização das tarefas e pessoas
  2. Autoridade e Responsabilidade : Autoridade é o direito de dar ordem e o poder de esperar obediência. Responsabilidade é o dever de prestar contas. Ambas devem ser equilibradas 
  3. Disciplina : Depende da aplicação, comportamento e respeito aos acordos estabelecidos
  4. Unidade de Comando : cada empregado deve receber ordens de apenas um superior
  5. Unidade de Direção : Uma cabeça e um plano para cada atividade que tenha o mesmo objetivo
  6. Subordinação dos Interesses Individuais ou Gerais : O interesse da empresa deve ser superior os interesses pessoais
  7. Remuneração Pessoal : Justa satisfação ao empregado e a organização
  8. Centralização : Autoridade no topo
  9. Cadeia Escalar : É a linha de autoridade que vai do mais alto ao mais baixo (pirâmide)
  10. Ordem : Um lugar para cada coisa, e cada coisa no seu lugar
  11. Equidade : Amabilidade e justiça para se alcançar a lealdade das pessoas
  12. Estabilidade Pessoal : a troca de pessoas é prejudicial a eficiência
  13. Iniciativa : Assegurar o sucesso
  14. Espírito de equipe : Harmonia e união entre as pessoas.

No mesmo período que Taylor lançava os seus livros sobre a administração científica nos EUA, na Europa se espalhava a Teoria Clássica.

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O QUE CRIOU ?


Administração com Ciência -
Fayol defendia a necessidade de ensino organizado e metódico da administração, ou seja, formar administradores.

  Teoria da Organização -

Para Fayol  a organização abrange o estabelecimento da estrutura, sendo , portanto, estática e limitada. Se inspirando na organização militar, ele adotou uma preocupação com a estrutura e com a forma de organização. que se tornou a marca da Teoria Clássica.



A estrutura organizacional constitui uma cadeia de comando. Uma linha de autoridade que interliga as posições e defini quem é subordinado de quem.

curiosidade

cadeia escalar

É uma forma de indicar sua posição em relação a quem está a sua volta, indicando seu cargo, classe e a quem deve satisfação. Desde a antiguidade que existe Cadeia escalar, era utilizada na Igreja Católica,  nas organizações militares, um exemplo que gosto é o de Napoleão Bonaparte, o grande general e seus soldados.
Porém sua utilização na administração se deve a Fayol, uma vez que, em sua Teoria a estrutura organizacional era analisada de cima para baixo ao contrário da Administração científica.

 


  Divisão do trabalho e especialização

Enquanto a administração científica se preocupava em divisão do trabalho em nível operacional , a Teoria clássica dividia em nível organizacional, em departamentos e seções.
 Ele ressaltou duas divisões:

  • VERTICAL
que era a que indicava autoridade de linha, de cima para baixo.

  • HORIZONTAL
Significa uma divisão no mesmo nível hierárquico, os departamento são responsáveis por cada atividade.

Coordenação

Harmonização de todas as atividades, é mostrar que existe um objetivo a ser alcançado que para ser atingido precisar ter a participação organizada para isso precisa-se de um guia.



Conceito de linha de STAFF

             curiosidade              
  
 Como é a Organização Linear ?

A velha e conhecida PIRÂMIDE para representar a estrutura administrativa.

  • Unidade de Comando -cada pessoa tem apenas um chefe
  • Unidade de Direção - Todos os planos seguem um plano maior que é alcançar os objetivos da organização
  • Centralização de autoridade - autoridade estar no topo
  • Cadeia Escalar -hieráquias
Os órgãos da organização escalar são chamados de órgãos de linha. Staff é um tipo de ógão que presta assessoria aos orgãos de linha.
Órgãos de Staff não possuem autoridade de comando só de especialista, e não aparecem no organograma da empresa.
Aconselham!




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