"A empresa deve buscar, e não evitar, as pressões e os desafios."
Michael Porter
É o responsável pelo divisor de águas no que se diz respeito a planejamento estratégico. As coorporações caminhavam guiadas pelas escolas do Desing( pensamento vem antes da ação - usava-se a Análise de Swot como meio de realizar a estratégia) e do planejamento ( mas formal, precisava de análises financeiras baseadas em dados coletos nas empresas e era através desses cálculos que se decidia qual a melhor estratégia), até que surgi com as publicações uma nova onda de pensamento sobre Estratégia.
Porter, buscou alternativas para desenvolver métodos que servissem com casos genéricos sendo aplicados em qualquer setor e empresa. Os executivos agora teriam que contratar analistas que indicavam qual a melhor estratégia que se adaptaria as necessidades da corporação.
O processo que ficou conhecido em todo mundo que é usado até hoje, é a análise de 5 forças
O conhecimento sobre :
RIVALIDADE ENTRE CONCORRENTES
- Guerra de preços
-Guerra de Inovaçoes
-Guerra do marketing
PODER DE NEGOCIAÇÃO DO CLIENTE
x
-Mais qualidade pelo menor preço
PODER DE NEGOCIAÇÃO DOS FORNECEDORES
- Mercado de insumos, empresas dependentes de fornecedores
- Sempre tem que ter outras opções
- Diversificação Vertical
AMEAÇA DE ENTRADA DE NOVOS CONCORRENTES
x
+
- Coca-cola não esperava pela entrada de refrigentande genéricos e bem mais baratos, acabaram roubando pequena parte do seu mercado.
AMEAÇA DE PRODUTOS SUBSTITUTOS
- Os substitutos (bens ou serviços) podem limitar os lucros em tempos normais
Nenhum comentário:
Postar um comentário