domingo, 27 de dezembro de 2015

GESTÃO DE MATERIAIS

(CESPE / TJ ES / 2011) As etapas do ciclo de compras incluem o acompanhamento do pedido de compra e o controle do recebimento do material comprado. C

(CESPE / SEBRAE / 2008) O procedimento de acompanhamento de pedidos realizado pelo setor de compras, também chamado follow up, pode ser realizado por contatos pessoais ou telefônicos com o fornecedor, mesmo após efetuado o pedido de compras e, visa localizar problemas antecipadamente e evitar surpresas desagradáveis. C

(CESPE / TJ DFT / 2008) Análise da requisição de compra, recebimento e aceitação da mercadoria e aprovação da fatura para pagamento do fornecedor são fases do ciclo de compras. C


As etapas do ato de comprar, ligadas diretamente aos fundamentos do gerenciamento de estoques, são: determinação de o quê, de quando e de quanto comprar. (E)

O setor de compras é um subsistema orientado para fora da empresa, com interação junto aos fornecedores externos e também junto a vários órgãos internos.(C)

Para a obtenção de resultados úteis e seguros no gerenciamento de estoques de uma empresa, deverão ser estabelecidas prioridades na seleção dos materiais, os quais deverão ser classificados com base em um único atributo.(C)


A avaliação dos estoques pode ser feita, entre outros métodos, por meio da avaliação pelo custo médio e pelo método FIFO, ou PEPS (o primeiro que entra é o primeiro que sai). (C)

armazenagem simples envolve materiais que, por suas características físicas ou químicas, não demandam cuidados adicionais do gestor de almoxarifados.
Em contrapartida, a armazenagem complexa é inerente a materiais que carecem de medidas especiais em sua guarda.
Os aspectos físicos ou químicos dos materiais que justificam uma armazenagem complexa podem ser assim listados:
ASPECTOS FÍSICOS:
 Fragilidade
 Volume
 Peso
 Forma
ASPECTOS QUÍMICOS:
 Inflamabilidade ou Combustibilidade (= capacidade de entrar em combustão. Ex: óleo diesel);
 Explosividade (= capacidade de o material tornar-se explosivo ou inflamável. Ex: acetileno, fogos de artifício);
 Volatilização (= tendência a passar para o estado gasoso. Ex: benzeno);
 Oxidação (= tendência de reação com o oxigênio. Em metais, provoca a ferrugem);
 Potencial de intoxicação;
 Radiação;
 Perecibilidade (por exemplo, gêneros alimentícios)

RENATO FENILI diz que a gestão dos almoxarifados, em uma visão macro, engloba se seguintes atividades básicas, passíveis de concatenação de modo que formem um processo: RECEBIMENTO, CLASSIFICAÇÃO, MOVIMENTAÇÃO, ARMAZENAGEM E DISTRIBUIÇÃO INTERNA.

O método FIFO, ou PEPS (o primeiro que entra é o primeiro que sai), é o utilizado na armazenagem de produtos perecíveis em almoxarifados e em carrocerias de caminhões para entrega de pedidos. Todo mundo sabe que quando vc armazena algo pra entrega...vc põe primeiro (no fundo do caminhão) a ultima coisa que vc vai entregar né. Senão,  na primeira entrega,  vc teria que retirar tudo q está na frente pra pegar o q tá lá no fundo!!

Ocorre excesso de material estocado quando for positivo o resultado da seguinte equação: saldo atual - ponto de ressuprimento + lote econômico de compras.(E)

Sendo assim, tudo que passar do estoque máximo será excesso. Então como saberás se houve excesso ou não, basta subtrair o Saldo Atual do Estoque máximo, caso o valor seja positivo, terá ocorrido excesso de estoque.
Saldo Atual - (Est. Máx)
Sendo:
O Estoque máximo  = Est. de segurança (ES) + Lote Econômico de Compra (LEC)
Tem-se:
Saldo Atual - (ES + LEC)
Saldo Atual - ES - LEC

Portanto, a questão se torna está errada, devido ao sinal positivo do LEC.

A avaliação do retorno de capital investido em estoques é feita com base no lucro das vendas anuais sobre o capital investido em estoques.
GABARITO: CERTA.


A única forma possível de racionalização da rotina de administração de materiais em uma empresa é a diminuição da quantidade de passos do desenvolvimento dessa rotina, o que, consequentemente, reduz o lead time.(E)

CESPE 2006 – TSE. Materiais que requerem cuidados especiais na armazenagem e no transporte são classificados como materiais críticos.

Materiais críticos são aqueles cujo alto poder de depreciação requer menor tempo de armazenagem.(E)

Na curva ABC, a classe C é a que possui maior número de itens a serem controlados.

Mais importante
 - 20% dos itens correspondem a 80% do valor; ( utilizar o recurso e esforço de controle a fim de reduzir os estoques de alto valor) 

+/- Intermediário em importância
B - 30% dos itens correspondem a 15% do valor. 

Menos Importante
C - 50% dos itens correspondem a 5% do valor. (O estoque deve ser anual, pois sua falta o torna importante) 

Alto quantitativo no estoque porém valores insignificantes.

A minuta do contrato a ser firmado entre a administração e o licitante vencedor constitui parte integrante do edital, sendo apresentada como anexo deste.(CERTO)
A alienação e a concessão incluem-se entre os objetos de licitação.
Art. 2o As obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienaçõesconcessões, permissões e locações da Administração Pública, quando contratadas com terceiros, serão necessariamente precedidas de licitação, ressalvadas as hipóteses previstas nesta Lei.

A utilização do modal marítimo para o transporte de produtos líquidos é proibida devido ao risco de contaminação das águas por possíveis vazamentos.(E)

Estabelecida a comparação do transporte aéreo com outros meios de transporte, verifica-se que o custo fixo e os custos variáveis do modal aéreo são muito altos.(c)
A estruturação da área de distribuição deve ser definida conforme as características da empresa, de forma a torná-la mais rentável.(C)
A palavra alienação é atribuída a toda transferência de domínio de bens a terceiros.(C)
A baixa patrimonial é entendida como a perda do poder exercido sobre determinado bem, em razão de seu uso intensivo ou prolongado que o torne obsoleto ou lhe cause desgastes ou avarias que não justifiquem o investimento de recursos para a sua recuperação.

Uma instituição pública pode isolar por completo a área de armazenagem para realizar o inventário geral.(c)
Os termos inventário, tombamento de bens e contagem física dos estoques se referem a uma mesma operação.(E)
Os tipos de inventários físicos podem ser anual, inicial, de transferência de responsabilidade, de extinção ou transformação e eventual.(C)

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