A função de um arquivo permanente é reunir, conservar, arranjar, descrever e facilitar a consulta aos documentos.[c]
O inventário sumário é o instrumento técnico responsável pela gestão dos prazos de guarda e pela destinação final de documentos.[e]
É correto afirmar que o princípio teórico-metodológico fundamental da teoria arquivística é o(a) respeito à proveniência.
A destinação dos documentos é indicada pela tabela de temporalidade. [c]
Os processos de passagem de documentos do arquivo corrente para o intermediário e deste para o permanente são denominados, respectivamente, transferência e recolhimento. [c]
A pessoa que desfigurar ou destruir documentos de valor permanente ou considerados como de interesse público e social ficará sujeita à responsabilidade penal, civil e administrativa, na forma da legislação em vigor.[c]
Qualquer proposta de alteração de suporte das informações arquivísticas deve levar em consideração as questões legais, garantias jurídicas, normalização de procedimentos, padrões de qualidade estabelecidos pela legislação brasileira. É necessário considerar, ainda, as peculiaridades de cada órgão, além de realizar estudos de viabilidade econômica.[c]
Arranjo, descrição, publicação, preservação, avaliação, criação e referência são atividades desenvolvidas nos arquivos permanentes.[e]
Entende-se por protocolo o conjunto de operações técnicas que visam
controlar o trâmite de documentos dentro de uma instituição. [c]
O caderno, ou outro equivalente,
onde se registra as movimentações internas do documento.
Neste caso o protocolo é o caderno onde são feitas as
anotações sobre a movimentação do documento. O espaço
é destinado para anotações como o número do documento,
a data de recebimento e a assinatura do destinatário.[c]
A unidade ou setor responsável pela distribuição
e movimentação de documentos dentro da instituição.[c]
As atividades de protocolo se resumem em dois grupos: recebimento e
classificação, registro e movimentação. Algumas bancas ainda consideram a
expedição como atividade de protocolo
As atividades de recebimento e classificação são as seguintes:
- Recebe o documento;
- Separa os documentos oficiais dos particulares;
- Envia os documentos particulares aos seus destinatários
- Separa os documentos ostensivos dos sigilosos;
- Envia os documentos sigilosos aos seus destinatários;
- Interpreta e classifica os documentos ostensivos;
- Envia os documentos ostensivos ao setor de registro e movimentação.
abertura de processo. faz parte
Assinale a opção que corresponde a objetivo de um programa de gestão documental. Auxiliar na preservação dos documentos identificados como de valor secundário e de guarda permanente.[c]
Assinale a opção que contém uma das diretrizes a ser obedecida no estabelecimento dos documentos de cunho arquivístico a serem arquivados em caráter permanente.
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