quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Arquivologia - CESPE

O tratamento da documentação permanente deve ser feito a partir da aplicação do princípio da territorialidade, um dos princípios fundamentais da arquivologia. [e]

A função de um arquivo permanente é reunir, conservar, arranjar, descrever e facilitar a consulta aos documentos.[c]

O inventário sumário é o instrumento técnico responsável pela gestão dos prazos de guarda e pela destinação final de documentos.[e]

É correto afirmar que o princípio teórico-metodológico fundamental da teoria arquivística é o(a) respeito à proveniência.
A destinação dos documentos é indicada pela tabela de temporalidade. [c]
Os processos de passagem de documentos do arquivo corrente para o intermediário e deste para o permanente são denominados, respectivamente, transferência e recolhimento. [c]

A pessoa que desfigurar ou destruir documentos de valor permanente ou considerados como de interesse público e social ficará sujeita à responsabilidade penal, civil e administrativa, na forma da legislação em vigor.[c]
Qualquer proposta de alteração de suporte das informações arquivísticas deve levar em consideração as questões legais, garantias jurídicas, normalização de procedimentos, padrões de qualidade estabelecidos pela legislação brasileira. É necessário considerar, ainda, as peculiaridades de cada órgão, além de realizar estudos de viabilidade econômica.[c]
Arranjo, descrição, publicação, preservação, avaliação, criação e referência são atividades desenvolvidas nos arquivos permanentes.[e]
Entende-se por protocolo o conjunto de operações técnicas que visam controlar o trâmite de documentos dentro de uma instituição. [c]
O caderno, ou outro equivalente, onde se registra as movimentações internas do documento. Neste caso o protocolo é o caderno onde são feitas as anotações sobre a movimentação do documento. O espaço é destinado para anotações como o número do documento, a data de recebimento e a assinatura do destinatário.[c]
A unidade ou setor responsável pela distribuição e movimentação de documentos dentro da instituição.[c]
As atividades de protocolo se resumem em dois grupos: recebimento e classificação, registro e movimentação. Algumas bancas ainda consideram a expedição como atividade de protocolo
As atividades de recebimento e classificação são as seguintes: 
  1. Recebe o documento; 
  2. Separa os documentos oficiais dos particulares; 
  3. Envia os documentos particulares aos seus destinatários 
  4. Separa os documentos ostensivos dos sigilosos;
  5. Envia os documentos sigilosos aos seus destinatários;
  6.  Interpreta e classifica os documentos ostensivos; 
  7. Envia os documentos ostensivos ao setor de registro e movimentação. 

abertura de processo. faz parte

Assinale a opção que corresponde a objetivo de um programa de gestão documental. Auxiliar na preservação dos documentos identificados como de valor secundário e de guarda permanente.[c]

Assinale a opção que contém uma das diretrizes a ser obedecida no estabelecimento dos documentos de cunho arquivístico a serem arquivados em caráter permanente.

 a)
A freqüência de utilização dos dados e informações registrados nos documentos.

A organicidade do arquivo produz vínculos entre os vários documentos de uma mesma ação, processo de trabalho ou atividade.[c]


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