quarta-feira, 13 de janeiro de 2016




Para preservar os documentos considerados de valor permanente, é importante produzi-los em papel com pH neutro e sem elementos metálicos. [c] 

São atividades características do arquivo permanente: arranjo, descrição, publicação, conservação e referência.[c]

O instrumento utilizado para a classificação dos documentos do arquivo permanente é o quadro de arranjo[c]

O inventário é utilizado para classificar os documentos de arquivo.[e]

ATIVIDADES DA FASE PERMANENTE:
1. Arranjo: reunião dos doc. de forma esttrutural ou funcional.
2. Referência: política de acesso e uso do doc.
3. Descrição e publicação: a partir das informações subtraídas, pode-se elaborar "instrumentos de pesquisa", que, por sua vez, tornam o acervo mais acessível e divulgam o conteúdo e as características dos docs.
4. Conservação

INTRUMENTOS DE PESQUISA:
1. Guia: Instrumento de pesquisa que oferece informações gerais sobre fundos e coleções existentes em um ou mais arquivos
2. Inventário: Instrumento de pesquisa em que a descrição exaustiva ou parcial de um fundo ou de uma ou mais de suas subdivisões toma por unidade a série, respeitada ou não a ordem da classificação
3. Catálogo: Constituem-se em instrumentos voltados para a localização específica de unidades documentais. O catálogo dará continuidade à descrição da série iniciada com o inventário, detendo-se, agora, em cada documento, respeitando ou não a ordenação destes dentro da série
4. Repertório
5. Índice: Relação sistemática de nomes de pessoas, lugares, assuntos ou datas contidos em documentos ou em instrumentos de pesquisa, acompanhados das referências para sua localização
6. Edição de texto

 A descrição multinível, que leva em consideração a estrutura da organização de um acervo, permite a recuperação das informações dos documentos que o integram em diferentes níveis, do mais genérico ao mais específico, estabelecendo relações verticais e horizontais entre esses documentos. [c]

 Arranjo documental é o processo de agrupamento de documentos singulares em unidades significativas e de agrupamento de tais unidades entre si, em relação significativa. [c]


As atividades de recebimento, classificação, registro, distribuição e tramitação são de responsabilidade do arquivo permanente. [e]

A organização dos documentos de valor permanente é feita com base nos critérios estabelecidos pelos postulados teóricos da gestão de documentos.[e]
Gestão de documentos só fase corrente e intermediária, pois na fase permanente o arquivo não tem mais valor administrativo, pois torna-se valor histórico; probatório e informativo.

Ao lidar com os documentos, usa-se a tabela de temporalidade como instrumento para a AVALIAÇÃO [c]

Na preservação de documentos arquivísticos, deve-se considerar AS políticas institucionais voltadas para a prevenção de danos aos documentos. [C]


O método descritivo, no caso dos arquivos, é aplicado ao conjunto de documentos.
Arquivo permanente tem como atividades:
1.       Arranjo;
2.       Descrição;
3.       Publicação;
4.       Conservação
5.       Referência;
6.       E ações socioeducativas.
DESCRIÇÃO: Elaboração de instrumentos de pesquisa para:
a)  Identificar,
b) rastrear,
c) Localizar dados,
d)  seja pela via sumária ou pela analítica, facilitando o acesso aos documentos e a divulgação do acervo.
 
§  É o “conjunto de procedimentos que leva em conta os elementos  formais e de conteúdo dos  documentos  para a  elaboração  de instrumentos de pesquisa.”
§  Preocupa-se,  nesta  atividade,  em  lançar  os  dados principais do documento em uma espécie de banco de dados, permitindo, futuramente,  sua identificação, localização ou consulta a informações nele contidas
§  É A descrição dos conjuntos documentais (fundos). Consiste na extração das informações sobre o produtor e sobre os documentos, informações  estas  relacionadas  ao  seu  conteúdo  e  à  sua  estrutura.  Essas informações servirão para a elaboração dos instrumentos de pesquisa.

Sucedem ao recebimento do documento no protocolo as seguintes rotinas: difusão, avaliação e descrição.[E]


Para serem considerados permanentes, os documentos devem manter o valor primário.[E~]

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