sábado, 13 de fevereiro de 2016

Curva do Esquecimento


Desenvolvido por um psicólogo alemão chamado Herman Ebbinghaus em 1885, a curva do esquecimento (Forgeting Curve) ilustra a capacidade do nosso cérebro em armazenar uma informação recém adquirida. Ebbinghaus  conseguiu através de várias experiências, mensurar o efeito do tempo na memória. Verifique o gráfico:
curva do esquecimento - exame do cfc
A primeira curva (em vermelho) indica um estudante que estudou a matéria apenas uma vez e não fez revisão. O ponto “A” é o momento logo após a aula, quando você está com toda a informação da matéria “fresca” na cabeça. Agora, perceba que, com o passar do tempo, aquela informação que você reteve vai se perdendo rapidamente: O ponto “B” representa a quantidade da matéria retida após dois dias – sobrou apenas 30% do que foi aprendido na aula.  Ao final do sexto dia, restam menos de 5% da informação original.
A curva do esquecimento nos alerta para algo que, por vezes, negligenciamos: O poder da revisão!
Vejamos agora o que acontece quando você faz a revisão:
Quando você faz a revisão da matéria um dia após a aula, você “pula” da curva de esquecimento vermelha para a curva verde imediatamente superior, você vai para o ponto “C”. Observe agora que a informação fica retida por um tempo bem maior. O ponto “D” representa uma segunda revisão e o “E” a nova curva do esquecimento após a terceira revisão (perceba que neste estágio, o tempo quase não influencia na  perda da informação!).
As primeiras revisões devem ser feitas em um intervalo mais curto de tempo. Caso você demore muito para fazer a primeira e a segunda revisão da matéria, terá esquecido boa parte do assunto. Isso fará você gastar muito tempo tendo que reaprender a matéria.

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