terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Deus não joga dados!

Laplace e o ápice do determinismo
Laplace foi autor de um dos mais importantes livros sobre probabilidades de todos os tempos, o Théorie Analytique des Probabilités ( 1812 ), onde muito claramente defendeu o ponto de vista de Demókritos, levando-o a um extremo, dizendo:

se imaginarmos uma inteligência capaz de conhecer todas as forças que animam a Natureza e conhecer o estado de todas as partes da qual ela é composta - uma inteligência suficientemente grande para analisar todos esses dados - então ela seria capaz de numa fórmula expressar o movimento dos maiores corpos do universo, bem como o dos menores átomos. Para tal inteligência nada seria incerto e o futuro, bem como o passado, estariam abertos a seus olhos. 

A mais importante voz levantando-se contra a existência do aleatório objetivo foi Albert Einstein, na época o mais importante e famoso físico do mundo. Einstein protestou contra essas idéias com uma frase que ficou famosa: Deus não joga dados! A mais importante voz levantando-se contra a existência do aleatório objetivo foi Albert Einstein, na época o mais importante e famoso físico do mundo. Einstein protestou contra essas idéias com uma frase que ficou famosa: Deus não joga dados! 

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário