Nova embalagem para o caldo knorr , produto da empresa UNILEVER
Depois de quase 25 anos de tradição a knorr resolveu inovar um de seus produtos mais populares e reconhecidos, o Caldo knorr.
embalagem tradicional
Como que você fala na hora de comprar temperos em conserva para dá mais sabor a comida caseira?
- vou comprar caldo knorr;
Usamos a marca pelo produto, um tipo de figura de linguagem conhecida como Metonímia.
Isso mostra a tradição desse produto no cotidiano de muitas famílias brasileiras.
Os produtos Knorr possui vendas anuais superiores a €3 bilhões e o produto mais vendido é o caldo.
Mas no último mês a Unilever apresentou um nova embalagem e um nova fórmula para o caldo Knorr
Cada Potinho possui 33g, sendo que cada pote equivale à dois cubos.
DESCARTE DAS EMBALAGENS
O que me preocupou foi o descarte dessas embalagens, porque a antiga era feita de 2 embalagens, sendo que uma era a caixinha feita de papel e a segunda era um papel laminado, ou seja quando havia o descarte das embalagens não ocorria tanta agressão ao meio ambiente, pois o tempo de decomposição era de aproximadamente 3 a 6 meses.
Agora a embalgem é um potinho de plástico além de ultizar a embalagem de papel. Ele contém a quantidade de dois tabletes de caldo, o preço não difere muito do antigo uns 70 centavos de diferença.
Fico pensando o tempo de Pesquisa e desenvolvimento que esse novo produto teve que passar para se aprovado e ser lançado no mercado, nesse momento ele é uma interrogação para a UNILEVER (de acordo com a matriz BCG), está num período de aceitação das donas de casa.
Não sei qual está sendo o custo de frabricação nem qual a estratégia adotada, creio que seria o de cativar mercado consumidor com a promessa de um caldo insdustrializado disfarçado de caseiro. Para isso a empresa investiu pesado em marketing televisivo, associando a imagem de um chefe de cozinha renomado no Brasil o Alex Atala.
A questão é que esses potinhos parecem ser do mesmo material das garrafas pets, uma vez que possuem a característica de plástico resistente. Isso significaria 100 anos para se decompor, lembrando que o caldo Knor é o mais vendido, já possui uma clientela fiel. Imagina uma dona de casa em um mês quantos potinhos irá usar ? vamos colocar uns 20 por mês, no mínimo, no ano seriam 240 para cada consumidora.
E quem sofre com isso? é o meio ambiente.
Será que a UNILEVER não pensou nisso?
LEI de Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) é aprovada
Foi aprovada, no início de julho de 2010, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), após 21 anos de discussão no Congresso. Agora, são responsáveis pelo lixo, todos os ramos da sociedade envolvidos na cadeia produtiva:
1. Empresas;
2. Clientes;
3. Governo.
Com a reciclagem colocada como prioridade, a demanda por recursos naturais será reduzida;
O Artigos da lei
Art.7º — É proibido o descarte de lixo plástico no solo, em corpos d’água ou em qualquer outro local não previsto pelo órgão municipal competente de limpeza pública, sujeitando-se o infrator a multa aplicada pelos órgãos competentes integrantes do Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA), nos valores previstos na regulamentação desta Lei.
Art. 9º — Sem prejuízo da responsabilidade por danos ambientais causados pelas embalagens plásticas de seus produtos, a infração aos arts. 1º, 2º, 5º, 6º e 8º sujeita os fornecedores a uma ou mais das seguintes sanções, aplicadas pelos órgãos competentes integrantes do SISNAMA:
I — multa, nos valores previstos na regulamentação desta Lei;
II — interdição;
III — suspensão ou cassação de licença ambiental
Art. 13 — Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
A UNILEVER
Sua missão:
"A missão da Unilever é levar vitalidade para o dia-a-dia. Atendemos às necessidades diárias de nutrição, higiene e cuidados pessoais com marcas que ajudam as pessoas a se sentirem bem, bonitas e aproveitarem mais a vida."
Sua visão:
"A Unilever será reconhecida e admirada no Brasil por sua liderança inovadora e pela responsabilidade e respeito com que conduz seus negócios junto à sociedade e aos funcionários."
Alguns dos Princípios:
- Obediência à lei
- O meio ambiente
Marcas que pertencem a UNILEVER
desenvolvendo atividade sociais, econômica e ambientais.
Além de apresentar no seu departamento de Pesquisa e Desenvolvimento uma ferramenta chamada ACV (análise de ciclo de vida), que faz um diagnóstico desde a extração da matéria prima até o descarte do produto.
A sua maior novidade é a utilização do ECODESING , uma estratégia tanto ambiental quanto de diferenciação no mercado.
Voltando ao caldo knorr tradicional, de acordo com a cartilha é uma embalagem 100% reciclavél, por ser feita de papel. Não há ainda uma descrição para a nova embalagem, porém podemos fazer uma analogia com a embalagens do amaciante confort, da mesma empresa, que parecer ser feito com o mesmo material do potinho do caldo.
- 58% mesmo plástico
- 78% menos água na formulação
Mais qual será o tempo de decomposição?
PÓS-CONSUMO
A UNILEVER tem tudo planejado, isso é digno de uma empresa que quer realmente ser reconhecida como uma empresa que vive a sustentabilidade.
Ela é a única a ter uma área especifica para questões socioambientais, fazendo interface entre empresa e sociedade.
Em 1992 foi criada a CEMPRE (compromisso empresarial para a reciclagem) a unilever é socio-fundadora, essa entidade tem o compromisso de promover a reciclagem pós-consumo e a disseminação da consciência ambiental com o foco na teoria dos 3 R's (Reduzir, Reutilizar e Reciclar - eu colocaria mais um R[ Responsabilidade] ).
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Conclusão
Seria contraditório ela lançar um produto que trouxesse danos ao meio ambiente, mas uma coisa é certa, a antiga embalagem trazia menos impacto e ainda não foi substituida, não sabemos qual será a posição da UNILEVER.
É pelo visto ficou a critério de nós consumidores decidir se o novo CALDO KNORR se tornará uma estrela
ou um abacaxi.
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escrito por Giglli S. M
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