A palavra Ponte provém do Latim Pons que por sua vez descende do Etrusco Pont, que significa "estrada".Em grego πόντος (Póntos), derive talvez da raiz Pent que significa uma ação de caminhar.
Sem dúvida que em muitos aspectos a história da construção de pontes é a história da civilização. Através dela podemos medir uma parte importante do progresso de um povo.
Franklin D. Roosevelt
A seguir tem uma ponte que caiu com o vento, mas antes balançou muito de forma estranha e assustadora. A explicação está mais a baixo.
Se a Ponte não cair olê olê olá eu Chego lá.
A Ponte Tacoma Narrows foi uma ponte localizada sobre o Estreito de Tacoma, Washington, Estados Unidos. Este acontecimento foi devido a um colapso gerado por fortes ventos. A Ponte de Tacoma sempre balançava, porém neste dia o vento atingiu uma velocidade de aproximadamente 65 km por hora; com isto começou a gerar movimentos de torção entrando assim em ressonância.
Um exame detalhado sugeriu que a tesoura enrijecedora da plataforma não era suficiente para a extensão entre os suportes, mas não foi só essa a causa do fim da ponte. Naquele dia, o vento não apenas estava na velocidade certa como também acertava a ponte no ângulo certo para fazer que ela começasse a vibrar. Ventos contínuos aumentaram as vibrações até que as ondas ficaram tão grandes e violentas que quebraram a ponte ao meio.
AS MAIS IMPRESSIONANTES
Com 36 km, a ponte da Baía de Hangzhou é a mais longa do mundo, entendendo-se de um lado a outro do rio Qiantang
A Gateshead Millenium, na Inglaterra, usa um inovador sistema de inclinação para deixar passar navios, pedestres e ciclistas
O Viaduto Millau é a ponte veicular mais alta do mundo; ela atravessa o Vale Tarn, na França; proporcionando uma das imagens áereas mais impressionantes do planeta
As duas pistas em X da ponte estaiada Octavio Frias de Oliveira, em São Paulo, são suspensas por 144 cabos
Ponte Oresund é um milagre da engenharia moderna; carrega trens e carros sob e sobre o estreito de Oresund, entre a Dinamarca e a Suécia
Nenhum comentário:
Postar um comentário