A probabilidade de que dois eventos ocorram nunca pode ser maior que a probabilidade de que cada evento ocorra individualmente. Por que não? Aritmética simples: chance de que o evento A ocorra = chance de que eventos A e B ocorram + chance de que o evento A ocorra e o evento B não ocorra.
Apresentaram um grave problem a médico a um grupo de residentes: uma embolia pulmonar (um coágulo de sangue no pulmão).
Uma pessoa com essa doença pode apresentar um ou mais dentre diversos sintomas.
Alguns deles, como paralisia parcial , são incomuns; outros, com o falta de ar, são prováveis.
O que é mais provável : que a vítima de um a em bolia pulmonar apresente paralisia parcial , ou que apresente tanto paralisia parcial com o falta de ar ?
Kahneman e Tversk y descobriram que 91% dos médicos acreditavam que o coágulo tinha menos probabilidade de causar apenas um sintoma raro do que de causar uma combinação entre um sintoma raro e um sintoma comum.
EXPLICAÇÃO
Se os detalhes que recebemos se adequarem à imagem mental que temos de alguma coisa, então, quanto maior o número de detalhes numa situação, mais real ela parecerá, e, portanto, consideraremos que será mais provável – muito embora o ato de acrescentarmos qualquer detalhe do qual não tenhamos certeza a uma conjectura a torne menos provável.
Essa inconsistência entre a lógica da probabilidade e as avaliações das pessoas com relação a acontecimentos incertos despertou o interesse dos pesquisadores, pois poderia levar a avaliações injustas ou equivocadas de situações na vida real.
O que é mais provável: que um réu, depois de encontrar um corpo, deixe a cena do crime, ou que um réu, depois de encontrar um corpo, deixe a cena do crime porque teme ser acusado pelo macabro assassinato?
É mais provável que o presidente aumente os gastos federais com educação ou que aumente os gastos federais com educação utilizando fundos obtidos pelo corte de outros gastos dirigidos aos estados?
É mais provável que uma empresa aumente suas vendas no ano que vem ou que aumente as vendas no ano que vem porque a economia em geral passará por um bom ano?
Em todos os casos, embora a segunda opção seja menos provável que a primeira, pode parecer mais provável. Ou, nas palavras “uma boa história muitas vezes é menos provável que uma … [explicação] menos satisfatória”
O velho e o Mar |
Nenhum comentário:
Postar um comentário