segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Administração Pública - CESPE




No que diz respeito à administração pública federal, sua estrutura, características e descrição, julgue o próximo item. 

As agências reguladoras, por estarem subordinadas aos ministérios, pertencem à administração direta.(E)

Com exceção das empresas públicas, os órgãos da administração pública indireta não possuem fins lucrativos.(E)
(E)As fundações, públicas e privadas, são entidades pertencentes à administração indireta.
As fundações, públicas (de direito público e privado - CERTO) e privadas (NÃO), são entidades pertencentes à administração indireta.

Os direitos trabalhistas, o sistema de ensino público e o sufrágio universal(VOTO) são iniciativas que foram instituídas no Brasil na primeira metade do século XX e que buscavam o chamado estado de bem-estar social.

Dado o poder hierárquico do Estado, na ocorrência do fenômeno de desconcentração administrativa, os órgãos e agentes públicos decorrentes da subdivisão não perdem o vínculo hierárquico com a pessoa jurídica de origem.(C)

Para garantia de uma maior agilidade nos contatos entre áreas técnicas especializadas distintas, a organização pública deve adotar uma estrutura organizacional linear.(E)

Uma organização cujo comando seja diversificado e múltiplo deve adotar uma estrutura tradicional.(E)

A administração pública é una, sendo descentralizadas as suas funções, para melhor atender ao bem comum.(C)

O Estado do bem-estar, ao buscar o atendimento ao cidadão- cliente pela gestão pública, preconiza a intervenção estatal como mecanismo de mercado válido para proteger determinados grupos.(C)

O nível de centralização ou de descentralização de uma organização está intrinsecamente ligado ao nível da amplitude de controle dos seus principais gestores; quanto mais capacitados forem os dirigentes, mais pessoas estarão sob o seu controle e mais centralizada a organização tenderá a ser.(E)
(C)À administração pública cabe controlar tanto organizações públicas como privadas a fim de assegurar que atuem em conformidade com o interesse público.

A administração pública direta inclui pessoas jurídicas distintas do Estado que possuem como função a atividade administrativa pública.(C)
Na administração pública, a fiscalização sobre os órgãos do Poder Executivo federal exercida pela Advocacia-Geral da União é um exemplo de controle prévio. (CERTO)
Orgãos de fiscalização e controle da UNIÃO:
controle interno : CGU, AGU é previo.
controle externo: CONGRESSO NACIONAL , TCU é a posteriori .

As Formas de comunicação podem ser:
Comunicação ascendente: ocorre para informar aos níveis hierárquicos superiores sobre determinados aspectos da organização. Exemplo: memorandos,relatórios,sugestões,reclamações,pesquisas.
 
Comunicação descendente: ocorre do nível hierárquico superior para o inferior prestando-se às informações que não apresentem controvérsias e quando o propósito é mais informativo que persuasivo.Por exemplo: políticas, procedimentos, regras,regulamentos,manuais.
 
Comunicação lateral ou horizontal: representada pelo intercâmbio de informações entre unidades organizacionais de mesmo nível ou até entre colegas de trabalho. Exemplo: grupos de trabalho, equipes, interação entre empregados, memorandos inter departamentais.
 
Comunicação transversal - Aqui a comunicação acontece em todas as direções. Esse tipo de fluxo é mais adequado em organizações mais flexíveis, que procuram criar condições para que as pessoas passem a interagir e intervir em diferentes áreas.
 
Comunicação circular – Esse tipo de fluxo é mais adequado nas organizações informais e favorece a efetividade no trabalho. Segundo Flores Gortari e Orozco Gutiérrez, o fluxo circular “abarca todos os níveis sem se ajustar às direções tradicionais e seu conteúdo pode ser tanto mais amplo quanto maior foro grau de aproximação das relações interpessoais”

Paulo, novo diretor de uma organização pública, pretende desenvolver um sistema de controle capaz de apontar erros cometidos durante a execução dos serviços. Para a consecução de seu objetivo, definiu novas formas de controle com base em informações que coletou pessoalmente, ao interagir com colaboradores de todos os setores da instituição, sem se restringir aos métodos tradicionais de obtenção de dados.

Considerando essa situação hipotética, julgue os seguintes itens, que dizem respeito ao processo organizacional.
Ao coletar as informações para definir as novas formas de controle, Paulo privilegiou o fluxo comunicativo circular.(CERTO)
Para atender às demandas mais instáveis e urgentes da organização, Paulo deve utilizar a rede formal de comunicação. (ERRADO)

Questão correta pois:
São características do controle administrativo:
- maleabilidade (possibilitar a introdução de mudanças decorrentes de alterações nos planos e nas ordens)
- instantaneidade (acusar o mais depressa possível as faltas e os erros verificados0
- correção (permitir a reparação das faltas e dos erros, para que não se repitam)

A concepção de uma nova política de controle constitui ação de planejamento no nível operacional.(E)
A definição de novas formas de controle resulta do processo de planejamento.(C)
Na administração pública, os processos podem ser caracterizados por sua abrangência. Nesse aspecto, são denominados horizontais os processos realizados inteiramente em uma unidade funcional.(E)
Na administração pública, o sucesso na gestão de processos pode ser medido considerando-se a imagem organizacional e a satisfação dos cidadãos.(C)

Na administração pública, processo refere-se a um conjunto de decisões que transformam insumos em produtos e(ou) serviços, visando a geração de valores para o cidadão.(C)
Essencialmente, um ciclo de gerenciamento de processos inicia-se com o planejamento, visto que, nessa fase, são definidas as especificações de cada etapa do processo, desde os insumos até o objetivo final(E) ... ahhh
Na administração pública, a gestão de contratos abrange as etapas de gerenciamento, acompanhamento e fiscalização, desde a concepção do edital da licitação até a assinatura do contrato.(E)

A estrutura organizacional matricial é um modelo adequado à implementação simultânea de diversos projetos que deverão ser viabilizados a tempo de garantir a ocorrência de grandes eventos previstos para os próximos anos em uma organização pública.(c)
Na gestão pública, a estrutura organizacional refere-se à estruturação legal dos órgãos que irão desempenhar as funções por intermédio dos agentes públicos.(C)
Uma estrutura organizacional, privada ou pública, pode ser entendida como a integração entre as estruturas formal e informal. A estrutura formal da organização é oficialmente constituída de seus padrões vigentes, normas e composições, a exemplo da cultura organizacional, que apresenta crenças, valores, símbolos e demais instrumentais adotados pela organização.(E)
A oposição da estrutura informal à estrutura formal normalmente não gera impactos, pois a vontade e os desejos dos indivíduos, como integrantes da organização, são subordinados aos objetivos dessa organização.(E)
Considere-se que uma repartição pública atua na elaboração de pareceres, editais e estudos e é composta por seção de pareceres, seção de editais e seção de estudos. Nesse caso, é correto afirmar que o critério de departamentalização adotado é o matricial.(E)

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário