Não tenho certeza de nada, mas a visão das estrelas me faz sonhar.
(Vincent van Gogh)
Van Gogh nasceu numa família de classe média alta e passou o início de sua vida adulta a trabalhar para uma firma de negociantes de arte. Viajou por Haia, Londres e Paris, posteriormente indo lecionar em Isleworth e Ramsgate. Profundamente religioso quando mais jovem, aspirava a ser um pastor. A partir de 1879, serviu como missionário numa região de mineração na Bélgica, onde começou a esboçar representações de pessoas da comunidade local. Em 1885, pintou seu primeiro grande trabalho. A paleta por ele empregada à época consistia principalmente em tons terrosos sombrios e não mostrava nenhum sinal da coloração vívida que viria a distinguir suas pinturas posteriores. Em março de 1886, mudou-se para Paris, onde conheceu os impressionistasfranceses. Mais tarde, migrou para o sul daquele país, onde passou a ser influenciado pela forte incidência solar da região, algo que estimulou o desenvolvimento de trabalhos em maior complexidade cromática. Essa mudança veio a criar um estilo único e altamente reconhecível que encontrou auge durante sua estada em Arles, em 1888.
Após tempos sofrendo de ansiedade e com crises de desequilíbrio mental, van Gogh morreu aos 37 anos em decorrência de uma ferida de bala auto-infligida, num ato de suicídio.
Quando sinto uma terrível necessidade de religião, saio à noite para pintar as estrelas.(Vincent van Gogh)
Vincent (Estrelada, Noite Estrelada)
Estrelada, noite estrelada
Pinte sua paleta azul e cinza
Olhe ao redor em um dia de sol
Com olhos que conhecem a escuridão na minha alma
Sombras nas colinas
Desenhe árvores e narcisos
Pegue a briza e a friagem do inverno
Em cores da terra enevoada
Agora eu entendo
O que você tentou me dizer
E o quanto você sofreu por causa da sua sanidade
E como você tentou libertá-los
Eles não ouviriam
Não saberiam como
Talvez escutarão agora
Estrelada, noite estrelada
Flores flamejantes que resplandece brilhantemente
Nuvens rodopiando e nevoeiro violento
Refletem nos olhos de Vincent, olhos azuis de porcelana
Cores mudam a coloração
Campos matinais de grãos ambarino
Suportando rostos alinhados em dor
São acalmadas pelas mãos amorosas dos artistas
Agora eu entendo
O que você tentou me dizer
E o quanto você sofreu por causa da sua sanidade
E como você tentou libertá-los
Eles não ouviriam
Não saberiam como
Talvez escutarão agora
Por eles não poderem amar você
Mas ainda assim seu amor era verdadeiro
E quando nenhuma esperança foi deixada dentro
Daquela estrelada, noite estrelada
Você tomou sua vida como os amantes geralmente fazem
Mas eu poderia ter-lhe dito, Vincent
Esse mundo nunca foi feito para alguém tão bonito como você
Classifica-se como comprometimento afetivo o comportamento de funcionário que exerce atribuições além das que são exigidas para o cargo que ocupa. C O desempenho no ambiente de trabalho decorre dos seguintes fatores: motivação e habilidades de uma pessoa e condições organizacionais favoráveis. C No modelo piramidal criado por Maslow para explicar a motivação, constam as seguintes necessidades humanas, dispostas em ordem hierárquica: fisiológicas, segurança, social, estima e autorrealização. C
As necessidades de estima envolvem, entre outros aspectos, o autorreconhecimento das capacidades pessoais e o reconhecimento dos outros em face da capacidade individual de adequação às funções que são desempenhadas. C
fisiológicas: comer, sono, repouso, abrigo, sexo
Segurança: fugir do perido,proteção, senso de responsabilidade
Sociais: relacionamento, amizade,aceitação, afeição, compreensão e consideração
Estima: orgulho, auto-respeito, progresso, ambição, confiança, status
Douglas MacGregor desenvolveu as teorias X e Y. Segundo tal conceituação, a teoria X parte do pressuposto de que as pessoas teriam aversão ao trabalho e à responsabilidade, preferindo ser dirigidas, demandando, portanto, um tipo de liderança que privilegia o controle, ao passo que o pressuposto da teoria Y seria de que as pessoas são criativas, têm propensão a gostar do trabalho e, portanto, rendem melhor quando submetidas a um tipo de liderança que incentive a motivação e a perspectiva de valorização profissional e pessoal(C)
Um dos principais problemas das teorias da motivação está no fato de não incluírem, entre as principais necessidades humanas, aquelas relacionadas à estima. Elas incluem apenas necessidades fisiológicas, de segurança, sociais e de autorealização.(C)
De acordo com a teoria motivacional do estabelecimento de objetivos, pessoas orientadas por gestores que adotam estilos mais participativos de liderança e de gestão apresentam melhor desempenho profissional, já que elas trabalham com objetivos claros, específicos e desafiadores e recebem feedbacks gerenciais.(C)
A motivação no trabalho caracteriza-se pelo esforço despendido pelo indivíduo para cumprir objetivos e metas previamente estipulados, ainda que dificuldades e obstáculos afetem seu desempenho profissional por um breve período.(C)
Embora a motivação enseje empenho no trabalho, o desempenho individual também depende da presença de habilidades relevantes para o trabalho e de fatores contextuais, tais como o apoio da organização.(c) O absenteísmo, a rotatividade e a satisfação com o trabalho são reações derivadas da percepção de cada empregado sobre a empresa onde atua. C O objetivo principal das teorias de conteúdo é analisar a motivação com base no estudo dos motivadores do comportamento organizacional. (C) Teorias de conteúdo = O que motiva (são as teorias que descrevem) (Maslow, Alderfer, McGregor, Mcelland, Herzberg) Teorias de processos = COMO a motivação ocorre (EXPLICA) ( Vroom, Lawler, Bandura, Adams Lock) Caso determinado gestor empregue a teoria X para motivar sua equipe, é correto afirmar que ele adota o estilo de liderança democrática, ou mesmo laissez-faire, no relacionamento com sua equipe.(c)TEORIA X 1. É tudo de negativo 2. Concepção tradicional de direção e controle 3. O seres humanos tem aversão ao trabalho 4. Os seres humanos não conseguem assumir responsabilidades 5. Estilo autocrático
TEORIA Y 1. É tudo de positivo 2. Integração entre objetivos organizacionais e individuo 3. Os seres humanos buscam se autocorrigir. 4. Compromisso relacionado com a recompensa 5. O ser humano busca a responsabilidade 6. Estilo participativo Na liderança liberal(laissez-faire) há total liberdade de decisões grupais com a mínima participação do líder. Já na liderança democrática, os líderes procuram debater as diretrizes juntamente com o grupo, que é estimulado e assistido pelo líder. Dessa forma, a alternativa está errada visto que o estilo de liderança autocrático que é o indicado para se empregar na Teoria X. O desempenho humano, resultado da motivação e das competências para a realização do trabalho, está relacionado à inexistência ou pouca incidência de obstáculos contextuais. DESEMPENHO = MOTIVAÇÃO + COMPETÊNCIAS + CONDIÇÕES ORGANIZACIONAIS FAVORÁVEIS. De acordo com a teoria dos dois fatores — motivação e higiene —, o oposto de satisfação não é a insatisfação. Ainda segundo essa teoria, a eliminação dos aspectos de insatisfação de um trabalho não o torna necessariamente satisfatório.(C)
A teoria dos dois fatores, de Herzberg, pode ser representada por meio de uma pirâmide constituída de dois tipos de necessidade das pessoas: uma básica, a necessidade de segurança; e outra, mais complexa e difícil de ser atingida, a necessidade de autorrealização.(E) Entre as teorias motivacionais focadas em necessidades, uma das mais importantes é a de McClelland, que trata das necessidades individuais de realização, de poder e de associação(CERTO) *Associação=Afiliação
De acordo com a teoria da equidade, a motivação no ambiente de trabalho ocorre quando um funcionário reconhece que a organização lhe paga salário melhor que a média salarial de mercado.(E)
Os testes de simulação de desempenho vêm se tornando cada vez mais populares, por demandarem pouquíssima elaboração para serem aplicados e por focarem diversos requisitos além daqueles relacionados ao trabalho.(E)
A capacidade de influenciar o comportamento dos indivíduos é a ideia central que sustenta um programa de avaliação de desempenho.(C) ???????????
Comentário: a literatura de gestão de pessoas aponta amplamente que a ideia central de um programa de avaliação de desempenho é a possibilidade de oferecer feedback para a empresa e para o próprio funcionário sobre o desempenho. Num contexto de gestão do desempenho, o que se busca é que esse feedback possibilite um desempenho melhor do funcionário no futuro. Desempenho depende de capacidade, condições organizacionais e motivação. O comportamento do indivíduo estaria ligado à motivação. Apesar disso, considerando-se as tendências em gestão de pessoas, não é possível afirmar que o processo de avaliação de desempenho, por si só, influencia o comportamento e a motivação dos funcionários. A influência sobre o comportamento do funcionário ocorre através do processo de liderança.
No planejamento de RH nas organizações, deve-se considerar como principal fonte o contexto interno da estrutura organizacional, haja vista que o fornecimento de pessoal qualificado é o resultado de maior valor para o setor de RH.(E)
As competências mobilizadas pelas pessoas nas organizações agregam valor social e econômico a indivíduos, equipes e organização, já que os conhecimentos, as habilidades e as atitudes, incorporados às experiências profissionais, são os elementos que garantem o bom desempenho de tarefas, atividades e processos.(C)
Planos de carreira são resultados da função estratégica de administradores de RH nas organizações e visam à composição demelhores quadros profissionais no futuro das empresas.(CERTO)
A motivação para o trabalho, por vincular-se a um aspecto intrínseco ao indivíduo, de difícil observação, não pode ser influenciada por práticas de gestão de pessoas.(E)
A motivação para o trabalho deve estar diretamente relacionada a sistemas de recompensas em que os ganhos são equitativos do ponto de vista interno e competitivos do ponto de vista externo à organização para que haja elevados patamares de desempenho e autoeficácia por parte das pessoas.(E)
Na obra de CHIAVENATO é mencionada a "Teoria do Equilíbrio" (talvez seja outro nome que ele tenha dado à Teoria da Equidade). Ela está relacionada à remuneração, e não motivação, pois os salários são fatores Higiênicos e apenas evitam a insatisfação, não gerando motivação.
"A Teoria do Equilíbrio diz que os participantes (empregados) manterão suas participações na organização sempre que os incentivos que lhe são oferecidos forem iguais ou superiores do que as contribuições que lhe são exigidos. Mas da relação de equilíbrio entre o benefício recebido e a contribuição prestada, deve existir uma outra relação de equilíbrio que é aquela que provém da comparação com os benefícios recebidos pelos colegas de trabalho e também pela paga pelo mercado. É o que chamamos de relação Equilíbrio interno X equilíbrio externo".
De acordo com a teoria da fixação de objetivos, a motivação para o trabalho ocorre quando objetivos e metas são previamente estabelecidos e as respectivas recompensas são definidas pela organização com ou sem a participação das pessoas envolvidas.(E)
Os bons desempenhos individuais estão diretamente relacionados às habilida des desenvolvidas na realização das tarefas, e não à motivação para o trabalho.(E)
Boas relações com o chefe e com os colegas de trabalho podem ser entendidas como fatores motivacionais relacionados às necessidades sociais, segundo Maslow, ou às necessidades de crescimento, conforme Alderfer. (E) - RElacionamento
Na teoria da expectativa, quando uma pessoa atribui valor a algo que deseja, tem-se a probabilidade subjetiva ou a expectância de alcançar algo valoroso mediante esforço comportamental.(E)
Teoria da expectativa (ou expectância) – Victor Vroom
Para esta teoria, desenvolvida pelo psicólogo Victor Vroom, o comportamento humano é sempre orientado para resultados, ou seja, as pessoas fazem coisas esperando sempre outras em troca. Os três principais fatores nesta teoria são: valência, instrumentalidade e expectativa.
Valência:É o valor atribuído ao resultado (recompensa). É uma medida de atração que um resultado (recompensa) exerce sobre um indivíduo.
Instrumentalidade: Relação desempenho-resultado (recompensa). É o grau em que o indivíduo acredita que determinado nível de desempenho levará ao resultado desejado.
Expectativa:Relação esforço-desempenho. É a probabilidade, percebida pelo indivíduo, de que certa quantidade de esforço levará ao desempenho.
Assim, para que uma pessoa esteja “motivada” a fazer alguma coisa, é preciso que ela, simultaneamente:
• atribua valor ao resultado advindo de fazê-la;
• acredite que, fazendo-a, ela receberá a compensação esperada;
• acredite na probabilidade de que tem condições de fazê-la.
Em razão do aperfeiçoamento do desempenho humano e organizacional, as funções de pessoal intervêm sobre as capacidades e a motivação dos funcionários.
Resposta: Errada. Para compreendermos o gabarito, precisamos, primeiramente, ter nota que o erro apontado pela banca foi o fato de que, para a doutrina majoritária, a motivação é um processo intrínseco e, portanto não é fortemente afetado pelas práticas de RH. Essa resposta foi fundamentada na famosa Teoria dos Dois Fatores de Hezberg.
A Teoria Motivacional dos Dois Fatores de Hezberg, uma das mais conhecidas teorias de Conteúdo, traz a Motivação como resultante de dois tipos de fatores:
Fatos Intrínsecos (satisfacientes ou motivacionais): geram satisfação quando presentes. Ex: valorização dos funcionários, plano de carreiras, planos de desenvolvimento profissional, etc.
Fatores Extrínsecos (insatisfacientes ou higiênicos): quando ausentes, geram insatisfação. Ex: instalações adequadas, remuneração, ambiente relacional.
Isto posto, precisamos saber que as chamadas FUNÇÕES DE PESSOAL são aquelas próprias da ARH, relacionadas com os subprocessos de RH do mestre Chiavenato (Prover, Aplicar, Manter, Recompensar, Desenvolver, Monitorar).
Portanto, as Funções de Pessoal, em sua grande maioria, não afetam significativamente a motivação, se avaliada pelos ensinamentos de Hezberg.
De acordo com a teoria dos dois fatores, conforme proposta por Herzberg, os fatores motivacionais intrínsecos, relacionados ao próprio trabalho, produzem satisfação e os fatores extrínsecos, relacionadas com as condições de trabalho, apenas reduzem a insatisfação.(C)
Na reciprocidade entre pessoas e organizações, a existência de condições adequadas de trabalho favorece a motivação e o desempenho no trabalho, o que facilita a atuação da liderança em busca dos resultados organizacionais.(C)
No que diz respeito à administração pública federal, sua estrutura, características e descrição, julgue o próximo item.
As agências reguladoras, por estarem subordinadas aos ministérios, pertencem à administração direta.(E)
Com exceção das empresas públicas, os órgãos da administração pública indireta não possuem fins lucrativos.(E)
(E)As fundações, públicas e privadas, são entidades pertencentes à administração indireta.
As fundações, públicas (de direito público e privado - CERTO) e privadas (NÃO), são entidades pertencentes à administração indireta.
Os direitos trabalhistas, o sistema de ensino público e o sufrágio universal(VOTO) são iniciativas que foram instituídas no Brasil na primeira metade do século XX e que buscavam o chamado estado de bem-estar social. Dado o poder hierárquico do Estado, na ocorrência do fenômeno de desconcentração administrativa, os órgãos e agentes públicos decorrentes da subdivisão não perdem o vínculo hierárquico com a pessoa jurídica de origem.(C) Para garantia de uma maior agilidade nos contatos entre áreas técnicas especializadas distintas, a organização pública deve adotar uma estrutura organizacional linear.(E) Uma organização cujo comando seja diversificado e múltiplo deve adotar uma estrutura tradicional.(E) A administração pública é una, sendo descentralizadas as suas funções, para melhor atender ao bem comum.(C) O Estado do bem-estar, ao buscar o atendimento ao cidadão- cliente pela gestão pública, preconiza a intervenção estatal como mecanismo de mercado válido para proteger determinados grupos.(C) O nível de centralização ou de descentralização de uma organização está intrinsecamente ligado ao nível da amplitude de controle dos seus principais gestores; quanto mais capacitados forem os dirigentes, mais pessoas estarão sob o seu controle e mais centralizada a organização tenderá a ser.(E)
(C)À administração pública cabe controlar tanto organizações públicas como privadas a fim de assegurar que atuem em conformidade com o interesse público.
A administração pública direta inclui pessoas jurídicas distintas do Estado que possuem como função a atividade administrativa pública.(C)
Na administração pública, a fiscalização sobre os órgãos do Poder Executivo federal exercida pela Advocacia-Geral da União é um exemplo de controle prévio. (CERTO)
Orgãos de fiscalização e controle da UNIÃO:
controle interno : CGU, AGU é previo.
controle externo: CONGRESSO NACIONAL , TCU é a posteriori .
As Formas de comunicação podem ser:
Comunicação ascendente: ocorre para informar aos níveis hierárquicos superiores sobre determinados aspectos da organização. Exemplo: memorandos,relatórios,sugestões,reclamações,pesquisas.
Comunicação descendente: ocorre do nível hierárquico superior para o inferior prestando-se às informações que não apresentem controvérsias e quando o propósito é mais informativo que persuasivo.Por exemplo: políticas, procedimentos, regras,regulamentos,manuais.
Comunicação lateral ou horizontal: representada pelo intercâmbio de informações entre unidades organizacionais de mesmo nível ou até entre colegas de trabalho. Exemplo: grupos de trabalho, equipes, interação entre empregados, memorandos inter departamentais.
Comunicação transversal - Aqui a comunicação acontece em todas as direções. Esse tipo de fluxo é mais adequado em organizações mais flexíveis, que procuram criar condições para que as pessoas passem a interagir e intervir em diferentes áreas.
Comunicação circular – Esse tipo de fluxo é mais adequado nas organizações informais e favorece a efetividade no trabalho. Segundo Flores Gortari e Orozco Gutiérrez, o fluxo circular “abarca todos os níveis sem se ajustar às direções tradicionais e seu conteúdo pode ser tanto mais amplo quanto maior foro grau de aproximação das relações interpessoais”
Paulo, novo diretor de uma organização pública, pretende desenvolver um sistema de controle capaz de apontar erros cometidos durante a execução dos serviços. Para a consecução de seu objetivo, definiu novas formas de controle com base em informações que coletou pessoalmente, ao interagir com colaboradores de todos os setores da instituição, sem se restringir aos métodos tradicionais de obtenção de dados.
Considerando essa situação hipotética, julgue os seguintes itens, que dizem respeito ao processo organizacional.
Ao coletar as informações para definir as novas formas de controle, Paulo privilegiou o fluxo comunicativo circular.(CERTO)
Para atender às demandas mais instáveis e urgentes da organização, Paulo deve utilizar a rede formal de comunicação. (ERRADO)
Questão correta pois: São características do controle administrativo: - maleabilidade (possibilitar a introdução de mudanças decorrentes de alterações nos planos e nas ordens) - instantaneidade (acusar o mais depressa possível as faltas e os erros verificados0 - correção (permitir a reparação das faltas e dos erros, para que não se repitam)
A concepção de uma nova política de controle constitui ação de planejamento no nível operacional.(E)
A definição de novas formas de controle resulta do processo de planejamento.(C)
Na administração pública, os processos podem ser caracterizados por sua abrangência. Nesse aspecto, são denominados horizontais os processos realizados inteiramente em uma unidade funcional.(E)
Na administração pública, o sucesso na gestão de processos pode ser medido considerando-se a imagem organizacional e a satisfação dos cidadãos.(C)
Na administração pública, processo refere-se a um conjunto de decisões que transformam insumos em produtos e(ou) serviços, visando a geração de valores para o cidadão.(C)
Essencialmente, um ciclo de gerenciamento de processos inicia-se com o planejamento, visto que, nessa fase, são definidas as especificações de cada etapa do processo, desde os insumos até o objetivo final(E) ... ahhh
Na administração pública, a gestão de contratos abrange as etapas de gerenciamento, acompanhamento e fiscalização, desde a concepção do edital da licitação até a assinatura do contrato.(E)
A estrutura organizacional matricial é um modelo adequado à implementação simultânea de diversos projetos que deverão ser viabilizados a tempo de garantir a ocorrência de grandes eventos previstos para os próximos anos em uma organização pública.(c)
Na gestão pública, a estrutura organizacional refere-se à estruturação legal dos órgãos que irão desempenhar as funções por intermédio dos agentes públicos.(C)
Uma estrutura organizacional, privada ou pública, pode ser entendida como a integração entre as estruturas formal e informal. A estrutura formal da organização é oficialmente constituída de seus padrões vigentes, normas e composições, a exemplo da cultura organizacional, que apresenta crenças, valores, símbolos e demais instrumentais adotados pela organização.(E)
A oposição da estrutura informal à estrutura formal normalmente não gera impactos, pois a vontade e os desejos dos indivíduos, como integrantes da organização, são subordinados aos objetivos dessa organização.(E)
Considere-se que uma repartição pública atua na elaboração de pareceres, editais e estudos e é composta por seção de pareceres, seção de editais e seção de estudos. Nesse caso, é correto afirmar que o critério de departamentalização adotado é o matricial.(E)
Cabe à área de compras a responsabilidade do controle dos bens patrimoniais da empresa.(E) Cabe à área de Gestão Patrimonial.
A importância da boa administração de materiais pode ser mais bem apreciada quando os bens necessários não estão disponíveis no instante correto para atender às necessidades de produção ou de operação.
Ronald H. Ballou. Logística empresarial: transportes, administração de materiais e distribuição física.
São Paulo: Atlas, 2007, p. 61 (com adaptações).
Tendo o fragmento de texto acima como referência, julgue os próximos itens, acerca da administração de recursos materiais.
Uma das metas da avaliação de estoques é o controle físico e financeiro dos materiais. Nesse sentido, se a organização utiliza o método FIFO, ou PEPS, para avaliar seus estoques, é correto afirmar que essa organização considera que uma unidade retirada do estoque corresponde à última unidade que ingressou no estoque. (E)
Na fase de habilitação de uma licitação, a administração pública pode solicitar a comprovação de regularidade fiscal e trabalhista de participante.
Tendo o fragmento de texto acima como referência, julgue os próximos itens, acerca da administração de recursos materiais.
Os estudos sobre estoques dependem da previsão do consumo dos itens necessários ao funcionamento da organização. Projeção e explicação são algumas das formas de classificar técnicas de previsão de consumo. (C)
Tendo o fragmento de texto acima como referência, julgue os próximos itens, acerca da administração de recursos materiais.
Nas organizações, os materiais utilizados são classificados de acordo com a criticidade, a perecibilidade e a periculosidade (c)
A administração de materiais nas organizações foi influenciada pelas técnicas de administração japonesas, que incluem o just in time, cujo princípio básico é a manutenção do estoque de matéria-prima e de produtos acabados em níveis máximos. (E)
Consumo é definido como a quantidade de material requisitado pelas unidades organizacionais para uso em seu processo produtivo. Entre as várias classificações de consumo, o sazonal se caracteriza pela utilização de materiais em quantidades aleatórias em intervalos irregulares de tempo. (E)
Se uma organização necessita classificar seus recursos materiais pelo valor, como forma de priorizar o gerenciamento dos itens mais importantes, é correto afirmar que a curva ABC é um método que permite atender a essa necessidade. (C)
CiF FOB
Considere que uma organização tenha o seguinte histórico de demanda de determinado material (em unidades): janeiro = 90; fevereiro = 50; março = 60; abril = 70; maio = 70; junho = 70. Nesse caso, a previsão da demanda para julho será de 70 unidades, de acordo com o método da média móvel para três meses.(C)
Se uma organização tem seus estoques zerados por problemas de desabastecimento, então, seu custo de armazenagem é igual a zero.(E)
O estoque de segurança permite que a organização reduza a probabilidade de desabastecimento de seus estoques causado por problemas relacionados a entregas pelo fornecedor.(C)
Uma das metas da gerência financeira é a minimização dos estoques; para a gerência de vendas, ao contrário, é desejável um estoque elevado, para melhor atender aos clientes.(c)
Os custos de falta de estoques ou de ruptura podem ser determinados por meios diversos, entre os quais se incluem os seguintes: lucros cessantes resultantes da incapacidade do fornecimento; perdas de lucros geradas por cancelamentos de pedidos; custos causados pelo não cumprimento dos prazos contratuais, como multas, prejuízos, bloqueios de reajuste.(C)
O sistema just-in-time possui a característica de transferir aos fornecedores os encargos da manutenção do estoque, ao passo que os sistemas tradicionais de produção procuram eliminar os estoques em todo o canal de suprimentos.(E)
As empilhadeiras além de aumentar a capacidade de estocagem nos armazéns, permitem também um melhor acondicionamento, contribuindo para o aumento do espaço.(C)
A classificação do tipo ABC tem como princípio geral classificar os itens de acordo com as quantidades a seguir: classe A - grandes quantidades de itens de pequeno valor; classe B - quantidade média de itens de valor médio; classe C - baixa quantidade de itens de alto valor.
A classificação de materiais de diferentes produtos deve considerar a forma, a dimensão e o peso do material, sendo desnecessário levar em conta a sua localização pelo gênero.(E)
O departamento de compras deve manter regularmente em seu cadastro um registro de no mínimo três fornecedores para cada tipo de material, principalmente daqueles fornecedores do tipo monopolista, com produtos de difícil encomenda.(E)
A seleção de fornecedores, uma atividade secundária do processo de compras, não afeta diretamente a qualidade do produto e do serviço final.(E)
Os elementos de pós-transação, componentes do nível de serviço logístico, são serviços necessários para apoiar os clientes com relação aos produtos já entregues, como devoluções, solicitações e reclamações.(C)
Além das cinco modalidades de licitação previstas pela Lei de Licitações e Contatos, as empresas públicas podem utilizar o pregão para aquisição de bens e serviços comuns.(C)
Para maior eficácia no processo de compras, o setor de compras deve manter arquivos com registros da vida dos produtos, desde o momento das cotações até as entradas da mercadoria na empresa compradora.(E)
A contagem dos inventários físicos pode ser feita periodicamente pela empresa para que ela possa detectar discrepâncias em valor e quantidade de materiais e auxiliar no processo de apuração do valor contábil do estoque.(C)
A administração pública federal direta, autárquica e fundacional e as empresas estatais dependentes poderão adquirir bens e contratar serviços e obras fundamentando-se em critérios e práticas de sustentabilidade objetivamente definidos no instrumento convocatório, conforme disposto no referido decreto.(C)
No instrumento convocatório para a aquisição de bens, a administração pública federal direta e as empresas estatais dependentes poderão exigir que os bens sejam constituídos por material reciclado, atóxico ou biodegradável, entre outros critérios de sustentabilidade.(C)
A atividade de distribuição, que consiste na entrega dos materiais aos seus destinatários, envolve diversos custos, tais como o custo de transporte, gerado por linhas de transporte, retirada e entrega, manuseio nos terminais, listagem e coleta dos materiais. (C)
Devido à dificuldade de se realizarem o inventário anual ou as verificações diárias, utiliza-se o inventário rotativo, que, apoiado por recursos de informática, é classificado em inventário automático, programado e a pedido.
CERTO
Acerca de recebimento, armazenagem, distribuição de materiais e gestão patrimonial, julgue os itens seguintes.O sistema rotativo de inventário busca relacionar o controle de estoque com o estoque físico, podendo ser classificado em automático, programado ou a pedido.
CERTO
Inventário: É a contagem física dos itens estocados. Levantamento quantitativo e qualitativo dos materiais estocados. O Inventário físico nada mais é a contagem de todos os estoques da empresa, para verificação se as quantidades correspondem aos controles do estoque. Os benefícios dos inventários é a verificação de eventuais desvios no controle - estoques de peças rejeitadas, cujos controles não são lançados por alguma falha.
Tipos:
1) Inventário periódico: inventários gerais feitos anualmente, tem uma data marcada, um controle, realizados de tempos em tempos. Obrigado pelo Fisco uma vez ao ano deverá ser feito ao menos. Um instrumento de perícia dos estoques.
è A não realização de um controle (inventário) levará invariavelmente a desfalques.
2) Inventário Geral: É feito uma vez ao ano, mas não tem uma data previamente determinada.
3) Inventário rotativo: Modelo no qual cada colaborador é escalado para que em um dia da semana cuide de um setor. A organização faz o inventário sem paralisação de suas atividades. Inventário Rotativo ou inventario cíclico é um processo de recontagem física continua das matérias em estoque, programando de modo que os materiais sejam contados a uma frequência pré-determinada (semanal ou diária), Organizada em ciclos e períodos, que são dimensionados em função das quantidades e das categorias dos materiais envolvidos.
4) Inventário rotativo cíclico: é a contagem de mais de uma vez de produtos que mais se comercializa e conta-se menos vezes o que menos se comercializa è Lembrando que a organização que faz o inventário rotativo não poderá vir a dispensar o inventário periódico.
5) Permanente: Atividade diária, para organizações de alta rotatividade. Um controle diário de produtos de alta rotatividade e não faz o de baixa rotatividade.
A efetividade da atividade de recebimento, intermediária às atividades de compra e de pagamento aos fornecedores, implica a realização de adequados procedimentos de conferência da quantidade de bens recebidos, entre os quais se inclui a conferência por acusação, técnica que permite ao conferente efetuar a contagem dos bens recebidos com base nas quantidades informadas pelo fornecedor na nota fiscal.(E)
A conferência do recebimento de materiais deve ser realizada segundo alguns critérios:
Conferência Visual (cega, acusação) :exame para constatação de defeitos ,observação das embalagens quanto evidências de quebras, umidade. Amassados dentre outros
Conferência por acusação, também conhecida como contagem cega, não possibilita a verificação, preconizada na conferência quantitativa, da correspondência entre a quantidade de objetos declarada pelo fornecedor na nota fiscal e a efetivamente recebida
Conferência Quantitativa: confere o volume total da entrega ou por amostragem de carga
Conferência Qualitativa: visa garantir o recebimento adequado do material contratado por meio do exame de suas características dimensionais e específicas
A avaliação da qualidade dos materiais recebidos é fundamental para a garantia de fornecimento de serviços e produtos adequados. Um dos procedimentos empregados para a avaliação da qualidade dos materiais é a inspeção, realizada tanto no ambiente do fornecedor quanto no do comprador.(C)
O estudo de estoques é realizado com base na previsão do consumo, que pode ser estimado pelo método da média aritmética, cuja principal vantagem é a inexistência de diferentes pesos entre os valores mais antigos e os valores mais recentes.(E)
A utilização do sistema ABC, também denominado de curva ABC, para o controle de estoques possibilita a priorização das ações de controle em relação aos itens mais relevantes no processo produtivo de uma organização.(C)
Problemas de falta de material causados por atrasos no fornecimento ou consumo irregular podem ser minimizados com a adoção do estoque mínimo. (segurança)(C)
Com relação à avaliação de estoques pelo método último a entrar, primeiro a sair (UEPS), o aumento do custo de uma peça implica redução do lucro, o que, consequentemente, reduz o imposto de renda a ser pago. Esse efeito não é observado no método primeiro a entrar, primeiro a sair (PEPS) nem no preço médio. (certo)
A curva ABC favorece a ordenação dos materiais conforme os valores de investimento no estoque: os itens da classe A representam grande porcentagem de materiais estocados; os da classe B, uma média porcentagem; e os da classe C, uma pequena porcentagem(E)
Para demonstrar o comportamento de um item no estoque por meio do gráfico dente de serra, não deve haver alterações de consumo do item durante determinado intervalo de tempo nem falhas administrativas na área de compras e, tampouco, atrasos do fornecedor na entrega; além disso, nenhuma entrega do fornecedor deve ser rejeitada pelo controle de qualidade. Por esses motivos, as premissas do referido tipo de gráfico podem ser consideradas não realísticas. (CERTO) .. ESTRANHA ESSA QUESTÃO
Em um pedido de compra, deve constar preço, prazo, reajustes, e demais condições gerais. Assim, basta que o comprador esteja ciente de todas as cláusulas e requisitos, dos procedimentos que regem o recebimento das peças ou produtos, dos controles e das exigências de qualidade, para que o pedido possa ser considerado legalmente válido.(E)
A inicialização de pedido de compras, o transporte dos itens comprados até o local designado pelo comprador e a manutenção dos estoques são as principais funções da administração de materiais. Essas funções objetivam satisfazer as necessidades de uma linha de operação, de empresa privada ou de órgão público, de acordo com a demanda dos clientes e(ou) dos usuários.(c)
Um produto perecível deve ser classificado como material não estocável. (E)
Classificam-se como materiais perigosos: o muito venenoso, o espontaneamente inflamável, o aerodispersoide pesado, o tóxico e o corrosivo, devendo-se definir, a partir de suas peculiaridades, as instruções para o almoxarife, os cuidados durante a movimentação e o sistema de transporte apropriado.(C)
Ordenados os materiais, que devem ser agrupados conforme a semelhança, segue-se a sua codificação, comumente realizada por meio dos sistemas alfabético, alfanumérico ou decimal.(C)
Os objetivos da classificação de materiais são a
catalogação,
a simplificação,
a especificação,
a normalização,
a padronização e
a codificação de todos os materiais componentes do estoque da organização.
Por meio do JIT (just in time) garante-se a eliminação dos estoques em todo o canal de suprimentos pela mera transferência aos fornecedores dos encargos da manutenção dos estoques.(e)
Os órgãos da administração direta ou indireta devem dar publicidade, mensalmente, em órgão de divulgação oficial ou em quadro de avisos de amplo acesso público, à relação de todas as compras feitas mediante licitação, de maneira a clarificar a identificação do bem comprado, seu preço unitário, a quantidade adquirida, o nome do vendedor e o valor total da operação, dispensando-se a publicação das compras feitas com dispensa de licitação.(e)
A classificação de equipamentos de movimentação e transporte abrange os dispositivos de carga, de descarga e de manuseio, que, mesmo não sendo máquinas, servem de apoio a vários sistemas modernos.(certo)
Por meio da curva ABC, evidencia-se a relação entre volume de faturamento e quantidade de produtos rentáveis, o que permite explicar a contribuição de um conjunto de produtos para o lucro da empresa, como, por exemplo, a razão de 80% do lucro de uma companhia serem gerados por somente 20% de seus produtos comercializados.(C)
Como o estoque é fundamental para o funcionamento de uma empresa, quanto maior for o investimento em estoque, maior será a necessidade de comprometimento e de responsabilidade de cada um dos departamentos da empresa na gestão de materiais.(C)
O custo de armazenagem é a soma dos (C)
custos de capital,
de seguro,
de transportes,
de obsolescência e
de despesas diversas, compostas por uma parte variável e uma parte fixa, que independe da quantidade de material em estoque
Os principais problemas relativos à administração de materiais são: a má localização dos estoques, o armazenamento inadequado, os erros de cálculo nos relatórios de entrada e saída de materiais, os erros gerados no recebimento, o esquecimento e atraso na emissão de documentos relativos à entrada e saída de material e a inadequação nos procedimentos de contagem física.(C)
A movimentação de materiais deve ser analisada juntamente com o leiaute; para isso, devem-se analisar as dimensões do produto, suas características mecânicas e a quantidade a ser transportada, bem como a edificação, a sequência das operações e o custo da movimentação.(C)
Se, em determinado estabelecimento, uma peça for consumida a uma razão de 30 unidades por mês, o tempo de reposição for de dois meses e o estoque mínimo dessa peça for a quantidade necessária para um mês de consumo, então o ponto de pedido deverá ser de 85 unidades.(E) (90)
Caso, em uma organização, um item do estoque tenha apresentado consumo necessário de 3.200 unidades, quantidade atendida de 2.900 unidades e quantidade não entregue de 400 unidades, então o grau de atendimento terá sido superior a 90%.(C)
3200 - 100%
2900 - X
3200X = 290000 --> X = 90,625%
As compras, sempre que possível, deverão, entre outras exigências, submeter-se a condições de aquisição e pagamento específicas do setor público.(C)
Na aquisição pública de materiais mediante processo licitatório, o princípio da vinculação ao instrumento convocatório poderá, excepcionalmente, ser descumprido para se obter maior celeridade no recebimento dos materiais.(E)